quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As horas e as placas’ O que elas significam’ ?

Muitas pessoas falam por aí “não ligo para os ‘supostos’ significados dos números”, ou então “não acredito que os números possam significar algo a não ser para a matemática”. Pois bem, tem gente que acredita no significado dos números e o que eles representam. Seja para a numerologia, o número que corresponde às letras do seu nome ou quantidade delas no seu nome, ou simplesmente julgam os números como “números da sorte” ou “números de azar”. É... Se ficar aqui dá pra citar muitos significados para cada número e onde eles se encaixam. Mas a “moda” do momento, se assim posso dizer, é a coincidência dos números iguais ou refletidos do relógio (digital), e o significado para cada hora especial*. Mas vocês sabem o que significa? Não? Então veja abaixo:

Significado das horas
Faça um pedido, e será realizado!
Ama-te.
Querem-te.
Em breve terá um encontro.
Amor correspondido.
Contigo ele/a é mais feliz.
Desejam-te.
Alguém distante pensa em você.
Desencontros.
Receberá um convite.
Desentendimentos.
Fará de tudo pelo seu amor.
Gosta de ti.
Hoje ele/a pensou em você, que sorte!
Presentes do seu amor.
Outro alguém te ama.
Alguém irá se declarar para você.
Receberá uma ligação.
Novidades te alegrarão.
Terá um dia bom.
Terá um lindo namorado.
É hora de investir naquele alguém especial.
Algo não irá te agradar.
Perda de algo.
Indiretas.
Reecontrará um velho amigo.
Quer loucamente um beijo seu, em segredo.
Não pensa em você desse jeito.
Sente saudades de ti, pois te ama.
Terá quem deseja.
Encontrará algo que julga perdido.
União no amor.
Deseja o seu bem.
Você vai perceber que outro pode ser aquele alguém.
Quem te ama está sempre ao teu lado.
Não será traída.
Amanhã será um dia bom.

Viram? Então, além do relógio, os números nas placas dos carros também podem significar algo sabiam? O “significado das placas” eu conheço há alguns anos já. Coisa de quando eu ainda estava no ensino fundamental. Hahaha... Por esse motivo, e por essa onda da coincidência de horários, resolvi brincar com vocês e apresentar o significado das placas para vocês. É simples:

(00) vou ver quem eu quero

(11)beijo
(22) vou vê-lo (a) depois
(33) faça um pedido
(44) (carro parado) sorte (carro andando) azar
(55) noivado
(66) (no início) início de namoro

(66) (no meio) meio de namoro

(66) (no fim) fim de namoro

(77) (carro parado) azar (carro andando) sorte

(88) filho

(99) (no início) rival no inicio de namoro

(99) (no meio) rival no meio de namoro

(99) (no fim) rival no fim de namoro

(1010) casamento

Agora que vocês já sabem, além do significado das horas, o significado das placas de automóveis, vocês podem sair pelas ruas observando-as. Mas só tenho uma coisa pra alertar, vocês podem, sem querer, se viciar e olhar para as placas mesmo sem querer. Talvez isso possa irritá-los depois de algum tempo, mas vocês se acostumam. De repente, nem ligarão. Por se acostumar e por dar importância ao significado das placas.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Se apegar ou não as pessoas’ ?

Li em um site ontem a tarde um artigo intitulado “Você se apega muito rapidamente às pessoas?”. Ao final do artigo cheguei à conclusão de que ele é pra mim, pois me identifiquei 100% com ele. Ou seja, cheguei à conclusão de que muitas coisas devem ser diferentes a cada novo relacionamento seja com amores e/ou amigos.
O que dói mais? Terminar um namoro ou uma amizade? Cada um vai ter a sua opinião a respeito disso, mas antes de você já ir respondendo a essas questões, leia atentamente o artigo escrito pela Dra. Rosana Braga.

Já desconfiou ao final de algum, (ou vários) relacionamentos, que seu maior erro é se apegar muito depressa ao outro? Já teve a impressão de que tudo acabou porque você sufocou, pressionou ou cobrou demais, perdendo a linha do equilíbrio e do bom senso e cansando a pessoa que estava com você? Se percebeu, já é um ótimo começo para a mudança. Afinal, somente quando nos damos conta do que não está bom é que podemos passar a ter um novo comportamento. No entanto, muitas pessoas nem percebem. Começam e terminam relações sem notarem que o problema está no ritmo. Ou melhor, na ansiedade, no medo de perder, na mania de “passar a carroça na frente dos burros”, como se diz popularmente. Em geral, são pessoas carentes e que, no fundo, não acreditam que merecem ser amadas. Ou seja, a questão é, antes de qualquer coisa, sobre autoestima. Sentem-se inseguras e duvidam o tempo todo dos sentimentos do outro. Tentam, a todo custo, obter provas de que realmente são dignas de sua companhia e atenção. E, assim, tornam-se tensas e sem graça. Um modo eficiente de começar a reverter esse cenário é imaginar a situação sob outro ângulo. Como se você fosse o outro e o outro fosse você. Imagine estar com alguém que se submete o tempo inteiro e praticamente implora amor. Imagine que qualquer atitude sua nunca seja suficiente para que o outro se sinta satisfeito e amado. E ele sempre cobrasse mais. Não de um modo carinhoso, mas de um modo magoado e bravo. Difícil mesmo se manter encantado e interessado por pessoas cuja mente e coração ainda não entraram em sintonia. Elas mesmas não reconhecem os motivos pelos quais podem e merecem ser amadas. Não conseguem enxergar nelas mesmas características convincentes e suficientes, e por isso não aceitam e não confiam na demonstração de afeição do outro. Tente descobrir o que, segundo sua própria opinião, está te faltando. A partir de hoje, antes de cobrar amor ou atenção do outro, cobre de si mesmo. Questione-se: o que me falta para que eu seja adorável? O que preciso encontrar em mim mesma que me faça acreditar que é impossível não me considerar agradável e querida? Falta charme, persistência, humor? Falta coragem para me colocar, para dizer o que penso e sinto? O que falta? E de pergunta em pergunta, vá descobrindo suas lacunas e preenchendo uma a uma, até que se dará conta de que pode ser mais e melhor toda vez que olha para si e se dá a chance de se ver de verdade. A chance de se amar e se alimentar antes de morrer de fome de um amor que é do outro e que você ainda não fez por merecer. Apego é fome. Apego é desespero. Apegar-se é implorar. E não há nada mais pobre e ineficiente do que suplicar sentimentos. Se você não o tem é porque ainda não aprendeu a conquistá-lo ou porque não é aí, nesse lugar, com essa pessoa, que vai encontrá-lo. Saber se deve ficar, até quando, ou simplesmente ir embora é, no final das contas, também uma questão de autoestima. Enxergue-se e se torne em quem você quer ser. E tudo será bem mais fácil...

Muitos agora vão dizer, “o negócio é pegar e não se apegar para não se magoar”. Tudo bem, de certa forma até concordo com isso e ás vezes até falo isso para minhas amigas. Mas sempre penso, do que adianta “pegar” por pegar, ficar por ficar se no final você vai voltar a estaca zero e estará a sós? Do que adianta fazer amizade com muitas pessoas, mas não ter um único amigo de verdade para compartilhar as coisas, principalmente seus segredos ou mesmo aquele momento em que você só quer companhia pra ficar em silêncio?
Sinceramente acredito que, por mais que estejamos expostos aos riscos de se decepcionar, de ficar magoado e até mesmo de ser enganado, devemos correr o risco. É melhor viver aquele momento, ser feliz enquanto for possível, do que ficar remoendo pensamentos possessivos e medrosos e imaginando o que de ruim poderá acontecer. Enquanto você se fecha no seu mundo o tempo está passando, você envelhecendo e deixando de viver. De arriscar. Estará perdendo tempo de encontrar alguém em que você possa se apegar e não se decepcionar nem com esse outro alguém, seja um novo amor e/ou um novo amigo, ou você mesmo. Pense nisso e siga em frente. VIVA!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Iemanjá'

A grande mãe, o oceano que origina tudo'

No dia 2 de Fevereiro se comemora um dia muito especial. Principalmente as pessoas que moram no litoral, os navegantes, os que idolatram o mar, sua beleza, sua riqueza e tudo mais que está envolvido nessa imensidão que são os oceanos e o encontro dos mesmos. Hoje é dia de Iemanjá.
Do ventre de Iemanjá saíram todos os Orixás e dos seus seios correm os rios que fertilizam a terra. Como toda matriarca, é benevolente e preocupada com o bem-estar de todos, mas exerce uma autoridade mais pela astúcia que pela força. Iemanjá é a imperatriz fecunda e resoluta totalmente aberta à criatividade. É Deusa da nação Egbá, nação Iorubá, onde existe o rio Iemanjá.
Ligado a Iemanjá, está Exu marabô que tem atuação sobre toda a orla marítima e áreas de pesquisa científica. Encarregado de fiscalizar o plano físico, distribuindo ordens aos seus comandados, nos mais diversos planos de sua jurisdição. Dificilmente baixa em terreiros. Fala e escreve perfeitamente o francês. Quando incorpora, usa o nome de seu companheiro Agalieraps [Mangueira].
Umbanda por influência do sincretismo, promoveu Iemanjá como nova entidade, criação puramente brasileira. Moralizada como mãe de todos os orixás, assimilando-a com Nossa Senhora, mãe de Deus. Nela ficam condensadas as características das diversas entidades femininas.
Iemanjá tendo sua manifestação positiva: Magnitude, criatividade, destemor, constância, gestação ou o inverso: rudeza, insensibilidade, medo demasiado, e excessivo, crueldade, orgulho desmedido, gula; a Mãe é reconhecida como estando na segunda posição de autoridade, mas é apática, falsa e pouco disposta a atender as necessidades dos outros.
A representação de Iemanjá que se tem difundida superou em muito a imagem de sereia ou de grande mãe cujos seios descem até o chão. Hoje é uma moça branca a sair do mar, cheia de luz, santa da igreja católica. É gritante a semelhança imposta pelos católicos mesmo que apresente traços sedutores, é antes de tudo a mãe boa, desafricanizada.
Descrita como orixá mãe, Iemanjá recebe sempre esplendidas oferendas florais que são devotadamente depositadas em todas as praias do Brasil. Mas esta é apenas uma faceta do orixá, cujas qualidades negativas ficam ocultas para o grande público. Para os leigos é costume considerar que ela é a esposa de Oxalá, e, várias lendas aludem a sua rivalidade com Nanã.
Também temos lendas que coloca Iemanjá esposa de Orumilá, de quem teve Ifá, o oráculo, e de Orãnhiã, o fundador da cidade de Oió. Iemanjá Gumté é casada com Ogum, ela usa espada. Sob a forma de Iya Massé, Iemanjá unida a Orãnhiã, deu inicio a sagrada dinastia dos primeiros reis de Oió.
Iemanjá é vista um pouco menos feminina que algumas outras orixás, porque é mãe dos orixás e é claro, mais velha e inibida. Apesar de seus gestos meigos, ela mostra menos interesse em dar-se ou prestar atenção nos outros. Ela é em geral, mais distante e em sua meiguice, Iemanjá é interpretada, simplesmente, como boas maneiras.
Propícia a obesidade, câncer de mama, problemas de coluna, doença mental. Seus filhos sentem-se donos da verdade, passam à aparência de calmos, polidos, meigos, humildes, mas no fundo são muito arrogantes, e você não sabe o que na realidade estão pensando. O aspecto físico é marcado pelo corpo e a ossatura grande, ancas largas, seios generosos.
Esposa e mãe fiel, eficiente, enérgica, mas ciumenta, possessivas, Iemanjá é muito mais mãe do que esposa. Bastante independente em relação aos homens, maridos, amantes, ou pai. Seus sentimentos maternais exprimem-se antes no zelo e no amor com que se dedicam á educação de crianças que podem até nem ser delas do que dando dá à luz a inúmeros rebentos.
Iemanjá é feroz, é mista. Tem personalidade forte. É sereia!
Os filhos de Iemanjá são quase sempre sensíveis, emotivos, e podem ter dupla personalidade. São metódicos, aceitam com revolta seu destino, sentem fascinação por tudo que seja oculto. Por vias de regra são de estatura forte, são amáveis, porém vingativos. Têm tendência a mais de um casamento. A revolta intensa dos filhos de Iemanjá é comparada às ondas do mar. Num constante vai e vem por toda a vida. Calmos, sérios, cheios de aparente dignidade são sensuais, fascinantes. Fechados, tranqüilos, doces, pacientes, prestativos, mas quando se enfurecem... Sinceros. Parecem estar sempre julgando, dão a impressão de falar só por boas maneiras, por obrigação. Quando dão uma pancada é como a pancada do mar: A pessoa nunca sabe onde vai rebentar. Não gostam de anarquias, brigas. Dificilmente um filho de Iemanjá fala bem de alguém. Muitas vezes são mesquinhos, conformistas, mas não duvide que traia alguém para conseguir alguma coisa.
Iemanjá - cujo nome deriva de yeyé omo eja [mãe cujos filhos são peixes]; Água doce - Gosta de bailar, é alegre, correta, cuida dos doentes; Companheira de Ogum - trabalhadora, briguenta, violenta, feiticeira, baila com uma cobra enrolada no braço; é sábia, orgulhosa, respeitada até por Ifá, que lhe acata as decisões; que vive na espuma; na ressaca, enroscada em um manto de limo, muito lenta e esquecida, recebe os ebós junto aos mortos; para guerrear , vive nos poços e mananciais dos bosques ,ligação com ogum; ligação com as nuvens , direcionando suas águas; Sereia - com o corpo coberto de escamas e pelos prateados, alimentação, cura de maus Boris; está associada á foz dos rios e quebra-mares, mãe dos peixes e de todos as cabeças; É invocada para trazer prosperidade e abundância; É um orixá que tem o poder da curar as doenças com água, sem derramamento de sangue, com sua própria riqueza, os peixes, pode curar um mau ori, no ato do ebóri; É um dos orixás mais velhos entre os irunmonlés, podendo algumas vezes comer junto com os eguns.
Íyá mí nsé owó pélé-pélé nínu omi
Está é a frase de impacto de Iemanjá que significa “Minha mãe esta erguendo as mãos,suavemente dentro das águas”.
E para quem gosta de símbolos e procuram referencias para ofertar, o que está ligado a Iemanjá são as seguintes coisas:
A água é elemento de Iemanjá, sendo a água salgada a representação da natureza. Iemanjá usa abebé (leque prateado) como seu emblema. Jasmim, folha-da-costa, aguapé, algafarra são ervas ofertadas; A prata e platina são os metais, rosa e palma branca podem ser as ofertadas assim como as frutas, mamão, melancia, graviola e uvas brancas; Suas preces podem ser focadas as doenças na barriga e seios, obesidade e câncer de mama; água salgada e o templo são os locais preferidos para se fazer às oferendas contando que o melhor dia para isso é sábado. Em numerologia, Iemanjá está nos números são 8 e 16; E como todos sabem, azul e branco são suas cores principais, mas a cor rosa também é considerada; “Odomiô” e “Odoiá” são suas saudações, cumprimente a imagem de Iemanjá dessa forma; e a âncora e o leme são as ferramentas essências para estar seguro.

E como homenagem a Iemanjá, dedico a música “Iemanjá” da Banda gaúcha Chimarruts. Essa foi a primeira música de trabalho do grupo e está em seu primeiro CD de trabalho.

Hoje o reggae bate forte na cabeça,
Como vento bate forte lá no litoral.
E as ondas são como a batida da guitarra,
Ou então como no toque do meu berimbau.
E as estrelas são meu grito de alegria ♪

E euforia quando o dia é de carnaval.
Então eu danço com meu povo e minha mente gira,
Pois a alegria tem que tomar conta do lugar.
Que de maldades eu estou cheio e quero fantasia,
Porque sou filho de Ogum e de mãe Iemanjá. ♫

Iemanjá vem lavar a nossa fé
E Ogum pai do sol
Ilumina o meu caminho eu quero viajar. ♪

Pois hoje eu quero viajar prá lá do céu,
Onde não haja fronteiras para me barrar.
Quero subir nas estrelas e de lá ver o mar,
Ver o sorriso da criança livre a brincar. ♫

E vou plantar uma semente no seu coração,
Para colher futuramente uma nova nação.
Desigualdades e injustiças há de acabar,
Porque sou filho de Ogum e de mãe Iemanjá. ♪

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Loucos e Insanos Publicitários’

O primeiro dia de Fevereiro inicia marcando o dia do publicitário. No twitter a hastag #diadopublicitario está em segundo nos Trending Topics Brasileiros. Isso é parabenizar os loucos insanos e santos* publicitários.
Publicidade é uma profissão concorrida, que sempre há vagas no mercado de trabalho, mas apenas os bons se destacam. É preciso criatividade, agilidade e eficácia. Apenas ser bom não basta, é necessário dar seu palpite, se intrometer, mas sem deixar de ser educado. Você deve sim, correr e garantir seu espaço. Quanto passar por cima dos outros, bom, isso vai da índole de cada um, infelizmente.
Mas de qualquer forma, estou aqui para parabenizar o profissional publicitário que também faz parte da área da comunicação, na qual eu também atuo como jornalista. Sejamos loucos como todos dizem que recebemos menos do que os nerds das exatas, mas que sejamos felizes com a liberdade limitada que temos para criar e expor nossas ideias (e opiniões). Não discordem quando falarem “o cliente sempre tem razão”, mas acrescentem que vocês podem induzí-lo a criar uma nova opinião.
Que vocês sejam salvos no momento do julgamento e por isso peço a proteção para vocês e dedico-lhes o seguinte:
Oração do Publicitário

Pai nosso que estais no céu,
Santificado seja vosso cliente.
Venha a nós a vossa agência,
E seja feito o vosso briefing
Assim no brainstorm como no insight.
A criação nossa de cada dia nos daí hoje.
Perdoai as nossas más ideias,
Assim como nós perdoamos o anuncio que não tenha vendido,
E não nos deixei cair em má comunicação,
Mas livrai-nos do Conar!
Amém!
Do Best Seller O Deus da Criação – Uma visão Teológico-criativa Religiosamente Publicitária, de Adilson Xavier.

Fevereiro, o mês oprimido’

Bom dia queridos leitores, twitteiros e maroleiros. Leitores do blog, twitteiros que me seguem no meu twitter (@Darciane_) e maroleiros que seguem o @vidademarola. Passamos o mês de Janeiro e chegamos ao mês de Fevereiro. O menor mês do ano, afinal de contas, como todos sabem, Fevereiro tem apenas 28 dias. Exceto em anos bissextos em que fevereiro ganha mais um dia. E isso acontece apenas de quatro em quatro anos.
Mas duvido que alguém na face da terra nunca tenha se perguntado “por que Fevereiro tem apenas 28 dias? Por que Março não tem 28 dias ao invés de Fevereiro?”. Pois é, essa é uma dúvida que apenas cientistas podem explicar, e olha lá.
Em pesquisa para sanar essa dúvida de quantidade de dias para cada mês, achei uma publicação online da querida e sempre interessante Revista Mundo Estranho a explicação rápida e fácil sobre essa questão. E aí está:

Por que o mês de fevereiro tem 28 dias e os outros oscilam entre 30 e 31?

Nos últimos tempos da sua monarquia, por volta do século VI a.C., os romanos adotaram um calendário baseado nas mudanças de fase da Lua, com 355 dias distribuídos em 12 meses. O ano começava em março e terminava em janeiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, o décimo - primeiro mês, era considerado de mau agouro e ficou com apenas 28 dias. Mas, durante o Império, em 46 a.C., sob o governo de Júlio César, houve uma mudança significativa: o calendário passou a se basear no ciclo solar. Os meses, então, mudaram todos para 30 ou 31 dias, somando 365 no período de um ano. Nesse mesmo período, foi instituído o ano bissexto - mudança inspirada no calendário dos egípcios -, com um dia adicional a cada quatro anos. Em 44 a.C., no segundo ano de vigência do calendário Juliano, o Senado decidiu homenagear o imperador e propôs que o mês Quintilis, com 31 dias, passasse a se chamar Julius (julho).
Três décadas depois, em 8 a.C., o nome do oitavo mês, Sextilis, foi mudado para Augustus (agosto), em honra ao então imperador César Augusto. Como um César não podia ter mais dias que o outro, agosto - que tinha originalmente 30 dias - ganhou mais um, retirado de fevereiro, que ficou com 28. Para manter o critério de alternância do calendário instituído por Júlio César, setembro passou para 30 dias e assim sucessivamente. Bem mais tarde, já no século XVI, o papa Gregório XIII inaugurou um novo calendário, corrigindo algumas distorções do sistema romano. Mas o calendário gregoriano, adotado até hoje pelo mundo cristão ocidental, não mexeu no número de dias de fevereiro.

Bom, agora está explicado porque fevereiro tem apenas 28 dias, com exceção dos anos bissextos em que há 29 dias, e os outros meses oscilam entre 30 e 31 dias, fechando o ano com 365 dias, ao contrário do ano bissexto que tem 366 dias.
Quanto número hein gente? O problema é que os anos estão passando cada vez mais rápido e nossa identidade ficando cada vez mais “velha”. Mas isso não importa, contanto que fiquemos mais experientes’;)
Alias 2012 será ano bissexto e muitos dizem que o ano vai acabar. Eu não acredito, mas tudo bem. Parabéns adiantado aos que estão esperando esse ano passar logo para comemorar seu aniversário no dia 29 de Fevereiro de 2012.