terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Batata na testa cura dor de cabeça' ?

Dor de cabeça, como isso é ruim né?! Às vezes passa logo, às vezes não precisa de remédio, às vezes demora a passar e dá vontade de se entorpecer de remédios, algumas vezes deitar em um ambiente tranquilo sem barulho ajuda, às vezes nada resolve. Algumas vezes a dor é na cabeça toda, outras apenas na região a cima dos olhos, ou então em um lado da cabeça... Regiões onde a dor se concentra. Essas, em minha opinião, talvez sejam piores, as dores localizadas.
E ontem a noite, depois da minha primeira aula teórica para tirar a carteira de habilitação, fui com meu pai até a casa do meu irmão onde jantamos e logo após fomos embora, para casa. Não demorei muito a ir deitar, pois estava começando a sentir aquela pontinha de dor na cabeça.
Pensando que depois de uma boa* noite de sono eu acordaria bem, enganei-me. Acordei ainda com dor de cabeça. Levantei, tomei café, fui para a academia... Acho que só piorou. Fui para casa, tomei banho e nada de melhorar... Fui trabalhar e aquela dor me incomodando, isso que não estava assim tão forte como costuma ser. Hora do almoço, hora de ir pra casa.
Mole e com aquela dor chata pedi para meu pai me buscar e ele me encontrou no caminho. Cheguei a minha casa, comi um pouco pensando que passaria a dor e nada. Fui deitar para descansar um pouco e minha mãe chegou com um remédio. Tomei e deitei a cabeça no meu marshmallow*. Logo minha mãe entrou no quarto, mas nem liguei, de repente senti algo gelado em minha testa e meus olhos. Minha mãe havia colocado pequenas rodelas de batata na minha testa. Simpatias* antigas para “curar” a dor de cabeça. Coisa de antigamente sabe?!
Dormi quarenta minutos e acordei com frio, apesar de estar tapada dos pés a cabeça com uma coberta e um edredom. E olha que hoje a temperatura está em torno de 20°. Mas ao menos a dor de cabeça tinha passado. Olhei para as rodelas de batatas que tinham caído da minha testa e retirei as que estavam sobre os olhos e pensei “será que vocês funcionam mesmo?!?!”.
Ao chegar ao jornal resolvi tirar essa história a limpo. E não é que elas ajudam mesmo. Está aí o artigo (?!) que fala sobre as batatas.

“Curar, não cura, mas alivia a dor. Segundo Paulo Hélio Monzillo, neurologista do hospital Albert Einstein, em São Paulo, o tubérculo provoca uma sensação de frio quando fica em contato com a pele, que é mais quente, levando a uma constrição dos vasos sangüíneos da cabeça, que dilatam durante a crise. Isso pode mesmo atenuar a dor, mas dificilmente acaba por completo com a sensação desagradável. Já para Alexandre Feldman, especialista em enxaqueca, o frio decorrente do contato da batata com a pele é conduzido pelas mesmas vias neuronais que propagam a dor. “A sensação de frio pode atropelar a de dor, e a pessoa simplesmente deixa de sentir esse incômodo para sentir frio.” Ambos os médicos descartam teorias que atribuem o poder curativo da batata à niacina (vitamina do complexo B) contida nela. “Embora essa vitamina seja importante para a prevenção de enxaqueca, sua melhor absorção acontece por meio da digestão de alimentos e não pelo contato com a pele”, afirma Feldman. Existem mais de 150 tipos de dores de cabeça e as causas são diversas, o que dificulta a descoberta da sua origem e o tratamento mais adequado. O médico Abouch Valenty Krymchantowski, do Centro de Avaliação e Tratamento da Dor de Cabeça do Rio de Janeiro, defende que o ideal é colocar gelo na fronte, em vez de batata. Isso nos leva, mais uma vez, às tradicionalíssimas compressas de água fria na testa.”
Então gente, é isso aí. Só não vale depois comer a batata hein?!
Eeeeeeeca. Até porque, pude perceber que o “miolo” dela fica preto. Agora não sei se é porque tira a dor ou se é porque ela está exposta ao ambiente. (Acredito que seja a última opção, mas...).

*Marshmallow: é como eu chamo aqueles travesseiros da Nasa do qual um é meu. Por dentro eles parecem muito com um marshmallow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário