segunda-feira, 21 de março de 2011

A estação’ A introspecção’

Twitteiros que aproveitaram o verão quero dizer que vocês são privilegiados. Pra você que pode passar dias na praia e/ou relaxando em qualquer outro lugar quente e ao mesmo tempo confortável, tenho que dizer que vocês são D+ !!! Feliz daqueles que aproveitaram bem, pois agora, verão só em Dezembro.
É... O verão 2010/2011 encerrou hoje, pois hoje é dia do Equinócio de Outono no hemisfério sul. Dentro de dez dias entramos nas estações frias (ao menos aqueles que vivem mais longe do Equador).
O outono, como a primavera, é uma estação de mudança. No entanto, enquanto a primavera tem cheiro de renovação e gosto de renascimento, o outono é uma época mais introspectiva, que nos chama e prepara-nos para o período mais escuro e frio do ano. O outono representa, também, um ponto de mudança na estação da colheita dos grãos e dos frutos, lembrando de partilhar e agradecer sempre a mãe natureza, que nos proporciona fartura em alimentos ao longo do ano.
Nesta estação temos a oportunidade de deixar para trás nossas cascas velhas simbolizadas pelas folhas que caem dos galhos das árvores e também é o momento de iniciarmos os novos projetos, que há tempo vínhamos adiando.
Mas as celebrações já não são as mesmas. Antigamente, a transição das estações era uma parte importante da vida. Os equinócios e solstícios eram celebrados, não só por motivos religiosos, mas porque a vida diária era diretamente afetada pela natureza, pelo clima.
Hoje em dia, com o ar condicionado, a calefação, a urbanização e a produção industrial, essas celebrações se perderam. O passar das estações perdeu significado e importância. O que é uma pena.
Uma pena porque com isso uma parte de nós se perdeu – principalmente para as mulheres. Essas celebrações nos ajudavam a conhecer e compreender os ciclos da vida, da natureza, de nosso próprio corpo e espírito.

Fonte: http://migre.me/43Jzp Deusário – Onde as Deusas se encontram.

E hoje, em Nova Petropólis/RS, em um hotel, houve a celebração do Equinócio. A proposta dessa celebração foi reunir organizadores e convidados para discutir e pensar a respeito do tema “O que você está colhendo em sua vida?”. Além disso, frutas da época como romã, maçã, caqui, laranja, goiaba e araçá, pães e bolos integrais, sementes comestíveis, alimentos já preparados, sucos naturais ou chás das frutas da estação estiveram presentes na comemoração. As pessoas que estiveram presentes puderam relaxar em esteiras e colchonetes em meio a natureza do local. E por fim, quem tinha intimidade com instrumentos musicais, canto, dança e/ou qualquer outra coisa ligada à arte, pode se expressar nesse dia. Tudo para celebrar, marcar e receber o outono. Essa estação tão mística e ao mesmo tempo tão singular.
Há uma musica que diz “outono é sempre igual, as folhas caem no quintal, só não caí o meu amor, pois não tem jeito não, é imortal... hu humm hu humm... É imortal” realmente o amor pela estação é sim imortal. E acredito que esse amor é alimentado pelo local em que moro. Estou feliz que verei as folhas trocando de cor gradualmente do verde para o amarelo, do amarelo para o vermelho, do vermelho para o marrom, da seiva para a seca, da vida para a morte. Essas são as folhas que despencam e que caem dos galhos das arvores nessa época.
Mas um dia, alguém realmente muito importante na minha vida, me fez uma pergunta devida a uma frase que postei em algum site de relacionamentos. A frase era a seguinte: Não perca tempo, as folhas estão caindo lá fora! E a partir disso, tive de responder a seguinte questão:

As folhas estão secas e por isso, caindo... Se pudesse segura-las nos galhos, e verdes... Deixaria?
Há coisas que inevitavelmente a gente não pode mudar e sim, se conformar. As folhas que caem hoje e que um dia proporcionaram o aconchego em uma sombra hoje estão se aposentando' Dando assim, chance pra que uma nova folha possa nascer na próxima primavera' E a única coisa que posso fazer, é guardar uma folha no meio de um livro e lembrar-se da mesma, e do dia em que a peguei caída no chão cada vez que abrir o livro, como uma lembrança' Esse é o ciclo natural da vida' Nascer e morrer' E o que fica são as lembranças' :)

Então não perca tempo, vá para a rua e contemple o show, as folhas estão caindo lá fora.

Extraído de: http://migre.me/43JI7

Nenhum comentário:

Postar um comentário