terça-feira, 22 de março de 2011

A “jóia” mais valiosa do mundo está secando’

Há exatamente 19 anos, o Dia Mundial da Água foi criado. A Organização das Nações Unidas – ONU – criou essa data e destinou-a para que fosse discutido sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural que é a água.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água que são os rios, lagos e represas, estão sendo contaminados, poluídos e degradados pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (http://migre.me/45oag). Essa declaração apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas como no banho, na escovação de dentes, na hora de lavar as louças, o carro, entre outros motivos; reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
É impossível e certamente deveria ser proibido ver e pensar em água como algo comum. Realmente hoje é comum o uso, o acesso é pratico e facilitado à boa parte da população. Você também já deve ter ouvido nessas possibilidades de a água acabar. E provavelmente ao ouvir isso já deve ter duvidado ou ter falado aquela famosa e egoísta frase “nem to, não vou estar ai mesmo pra sentir falta”. Se não falou em algum momento, por brincadeira que fosse isso passou por sua cabeça.
Mas é preciso ficar sempre atento a essas notícias que mídia televisiva, mídia impressa ou aditiva apenas, solta por aí. No início deste mês, por exemplo, a Revista Veja (online) publicou algo referente às preocupações que envolvem o tema “água”. Segundo a revista, e certamente informação oficial colhidas pela mesma, em 20 anos, demanda vai exceder oferta de água em 40%. Leu bem? Diz que VAI exceder e não que PODE exceder. Está afirmando e não fazendo suposições. O alerta foi dado em encontro no Canadá. Mudanças climáticas e crescimento da população são os principais fatores causadores dessa excedência. A matéria está neste link http://migre.me/45oHw.

Planeta Água’ ♪
Composição: Guilherme Arante
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão... ♫

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população... ♪

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos... ♫

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão... ♪

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação... ♫

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra... ♪

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água... ♫

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão... ♪

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população... ♫

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra... ♪

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água... ♫

E como diria o Lucas Lima (http://migre.me/45oOz) “todo mundo que tenta fazer alguma coisa é ridicularizado”. Ele tem razão quando fala isso. Pois realmente muitas pessoas ouvem sobre esse problema, sobre esse alerta, mas assim como permitem que o assunto entre por um ouvido, permitem que saia pelo outro sem mover um dedo para fazer a diferença. Eu espero, por escrever esse post, não estar sendo ridicularizada. Pelo contrário. Espero muito ser levada a sério. Afinal de contas. Nós dependemos da água para simplesmente TUDO!!! Até nosso corpo, feito 70% de água, não?! Então é isso. Está em nossas mãos decidir o futuro da água que pode saciar não só a nossa sede, mas também daqueles que um dia serão nossos descendentes. Que os mesmos possam nascer preservando ao contrario de nós que nascemos desperdiçando.

Um comentário: