quinta-feira, 17 de março de 2011

#StPatricksDay’


Quem ai já ouviu falar de São Patrício? Se tiver alguém que não conhece esse dia de celebração ou a história de São Patrício aqui vai uma explicação rápida sobre e bem descontraída.
É cada vez mais famosa a celebração do dia de St. Patrick no mundo todo. Um dia onde toda a colônia irlandesa e os fãs de cerveja do resto do mundo usam como desculpa pra encher a cara.
O Dia de São Patrício (Br), ou Saint Patrick’s Day (EUA), ou ainda Lá ’le Pádraig u Lá Fhéile Pádraig (IRL), é a festa anual que celebra São Patrício, um missionário cristão e santo padroeiro da Irlanda, considerado o fundador da Igreja Católica no país. O dia de São Patrício é, normalmente, comemorado hoje, dia 17 de Março quando, nesse dia, é feriado na Irlanda.
Neste dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos na cara. Bebem muita cerveja... Esses são símbolos que mais a diante explicarei o significado.
Com certeza você que venha a ler esse post já viu algum filme que envolva esse tema de St Patrick’s Day, com os desfiles e tudo mais. Se não viu, pode apostar um dia você ainda vai ver.
Nesse dia, as pessoas vão às ruas vestidas de verde, decoram os locais com as cores verdes, usam amuletos (que julgam dar sorte)... Mas o significado da cor verde está associada à primavera da Irlanda – considerada a Ilha Verde - que é justamente nessa época em que se comemora o dia de São Patrício.
Logo, o trevo que conhecemos seja ele de três, quatro, cinco, sei lá quantas folhas, e verde é considerado um dos principais amuletos nesse dia (e em qualquer outro). Mas para São Patrício o trevo tinha outro significado. Pelo menos era o que ele pregava.
Para quem não sabe, São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e foi vendido como escravo para a Irlanda, quando tinha penas 16 anos. Seis anos depois voltou para casa, após ter conseguido fugir de seu cativeiro. Desde então, dedicou-se à vida religiosa e acabou retornando à Irlanda para pregar o Evangelho. Utilizava o trevo de três folhas para explicar como a Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo) eram três e um ao mesmo tempo. Por isso, o trevo de três folhas sempre acompanha a identidade de St. Patrick e é o mais procurado nessa época (e também o mais fácil de achar porque tudo quando é mato tem. Tenta achar o de quatro folhas pra ti ver).
Por todo seu trabalho, São Patrício ficou famoso também em outros países, principalmente Inglaterra e Estados Unidos, devido à grande imigração de irlandeses. Nos Estados Unidos, quase todo o país comemora o dia, mesmo os não descendentes de irlandeses.
E como nesse dia, na Irlanda é feriado e dia de festa, e todo feriado e festa é dia de comemorar, como bem sabemos, o que, pra eles, não pode faltar é a cerveja. Pra eles (e pra muitos) sem cerveja não dá. Com o passar do tempo, as conotações religiosas da comemoração do Dia de São Patrício foram ficando cada vez mais distantes, e a data passou a ser uma celebração da amizade e da cultura irlandesa. E falando em festa, amizade e cultura irlandesa, nada mais lógico do que ter muita CERVEJA!!!
O duende, ou melhor, o leprechaun, é uma figura mitológica do folclore da Irlanda. Acabou sendo incorporado à celebração de St. Patrick’s Day ao longo do tempo, já que o dia celebra cada vez mais a cultura irlandesa. Agora se existiam duendes na Irlanda ou se São Patrício era um deles, eu já não sei. Não vivi na época, e pelo menos não há registros disso (se há, por favor, me falem).
Mas muitas pessoas associam São Patrício a imagem do duende como se fossem a mesma coisa/pessoa.
Ah, e mais uma coisa/superstição. Dizem que é sempre bom usar verde. Tipo uma proteção. Ou andar com qualquer coisa dessa cor. Mas no dia de São Patrício é quase obrigatório sair de casa usando verde, pois se não for assim é agouro, má sorte, azar. E não esqueçam do trevo de quatro folhas. E se beber não dirija. Peça, para algum (ou alguns) leprechaun guiarem você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário