quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

As pessoas como os status do MSN’


Numa pesquisa rápida na internet, logo descobrimos o significado das cores que representam o status do MSN de qualquer pessoa. Se for verde, significa que a pessoa esta disponível; laranja, a pessoa esta ausente; vermelho, significa que a pessoa esta ocupada; e cinza, mostra que a pessoa esta offline, ou seja, não esta conectada ao MSN.
Vocês que chegaram ao fim desse primeiro parágrafo devem ter concluído “que idiota! Qualquer pessoa que faz uso da ferramenta, e/ou, tem alguma noção de tecnologia e internet sabe disso”. E claro, concordo com teu pensamento. Mas precisava citar isso para iniciar esse post.
Você já se perguntou qual é o status das pessoas na sua vida? Quero dizer, você já parou para refletir se aquele status colocado pelos seus contatos no MSN, realmente condiz com o que esta mostrando e se isso reflete de alguma forma na vida real e não virtual?
Algumas pessoas estão sempre disponíveis. Podem estar sempre correndo, sempre mega atarefadas, mas estão sempre disponíveis. Parecem verdes, mas nos surpreende ao mostrar o seu amadurecimento quando usar da sua disponibilidade. É claro que há pessoas disponíveis por não ter outra opção, por não ter o que fazer, mas isso não vem ao caso, porque estar disponível também é uma escolha. Vai do querer da pessoa se ocupar ou se acomodar.
Ao contrario das pessoas disponíveis, há pessoas “offline”. Há pessoas com as quais dificilmente temos contato, pessoas, as quais nós vemos lá de vez em quando, e outras pessoas que resolvemos não ver ou não vemos mais pelo simples fato de termos as bloqueado e/ou excluídas. Às vezes é necessário, fazer o que.
Há ainda, os contatos que usam seu status ocupado. Logo devemos entender que essas pessoas não devem ser incomodadas, pois estão (ou deveriam estar) muito ocupadas. Seja La resolvendo coisas, lendo e/ou fazendo qualquer outra coisa e por isso, naquele momento não tem tempo disponível para outras pessoas. Mas pode ser que essa ocupação, signifique que essa “alma” atarefada, possa estar somente ajudando alguém, consolando, conversando, ouvindo... Dando colo. E por isso, torna-se ocupado, pois ajudar alguém é algo que exige um tempo da gente e para que a nossa ajuda valha a pena, esse deve ser um momento de se doar, e estar inteiro para aquilo.
E por fim, há as pessoas ausentes. Que estão ali fazendo parte da sua lista de contatos, de amigos, mas não estão nem disponíveis para você, nem ocupados e nem invisíveis. Estão ali ocupando um espaço na sua vida, simplesmente por ocupar. Mas do que adianta ocupar esse espaço e ser tão ausente? É quase como um balão. Ocupa espaço, mas é cheio de nada. Concordo que tenha sua beleza, seu colorido, mas do que adianta, se foge do contexto daquilo que é necessário para a vida? Estar presente e se fazer presente. Ser, não transparente, mas sincero.
Ausentar-se é uma enfermidade, em minha opinião, é um morrer sem realmente deixar a vida. Nessa ausência muitas coisas podem se perder. Não o que foi vivido, mas o tempo que passa e que nos envelhece. É uma lacuna que fica entre um inicio e um fim sem o meio para ligar essas duas extremidades. E se há um caminho novo para ligar essas pontas? Bom, pode até ter, mas é um caminho difícil, pois não se trilha através das mesmas historias, ou ao menos semelhanças... É um espaço sem lembrança, triste e silencioso. É um caminho que se faz só, sem companhia, sem um compartilhar.
Ficar ausente pode ser assim, um estado vegetativo infinito. E o fim, o excluir, pode vir para alguém e ai o contato se perde e tudo o que era para ter sido vivido, tudo o que era para ter sido dito, declarado, confidenciado, compartilhado, deixará realmente de acontecer. Não terá chance alguma de ser vivido.
E talvez seja isso mesmo... Ser ausente é mostrar que aqueles planos para a vida, vão ficar apenas registrados em meros históricos teóricos onde a prática não ganha e nem ganhará espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário