quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Iemanjá'

A grande mãe, o oceano que origina tudo'

No dia 2 de Fevereiro se comemora um dia muito especial. Principalmente as pessoas que moram no litoral, os navegantes, os que idolatram o mar, sua beleza, sua riqueza e tudo mais que está envolvido nessa imensidão que são os oceanos e o encontro dos mesmos. Hoje é dia de Iemanjá.
Do ventre de Iemanjá saíram todos os Orixás e dos seus seios correm os rios que fertilizam a terra. Como toda matriarca, é benevolente e preocupada com o bem-estar de todos, mas exerce uma autoridade mais pela astúcia que pela força. Iemanjá é a imperatriz fecunda e resoluta totalmente aberta à criatividade. É Deusa da nação Egbá, nação Iorubá, onde existe o rio Iemanjá.
Ligado a Iemanjá, está Exu marabô que tem atuação sobre toda a orla marítima e áreas de pesquisa científica. Encarregado de fiscalizar o plano físico, distribuindo ordens aos seus comandados, nos mais diversos planos de sua jurisdição. Dificilmente baixa em terreiros. Fala e escreve perfeitamente o francês. Quando incorpora, usa o nome de seu companheiro Agalieraps [Mangueira].
Umbanda por influência do sincretismo, promoveu Iemanjá como nova entidade, criação puramente brasileira. Moralizada como mãe de todos os orixás, assimilando-a com Nossa Senhora, mãe de Deus. Nela ficam condensadas as características das diversas entidades femininas.
Iemanjá tendo sua manifestação positiva: Magnitude, criatividade, destemor, constância, gestação ou o inverso: rudeza, insensibilidade, medo demasiado, e excessivo, crueldade, orgulho desmedido, gula; a Mãe é reconhecida como estando na segunda posição de autoridade, mas é apática, falsa e pouco disposta a atender as necessidades dos outros.
A representação de Iemanjá que se tem difundida superou em muito a imagem de sereia ou de grande mãe cujos seios descem até o chão. Hoje é uma moça branca a sair do mar, cheia de luz, santa da igreja católica. É gritante a semelhança imposta pelos católicos mesmo que apresente traços sedutores, é antes de tudo a mãe boa, desafricanizada.
Descrita como orixá mãe, Iemanjá recebe sempre esplendidas oferendas florais que são devotadamente depositadas em todas as praias do Brasil. Mas esta é apenas uma faceta do orixá, cujas qualidades negativas ficam ocultas para o grande público. Para os leigos é costume considerar que ela é a esposa de Oxalá, e, várias lendas aludem a sua rivalidade com Nanã.
Também temos lendas que coloca Iemanjá esposa de Orumilá, de quem teve Ifá, o oráculo, e de Orãnhiã, o fundador da cidade de Oió. Iemanjá Gumté é casada com Ogum, ela usa espada. Sob a forma de Iya Massé, Iemanjá unida a Orãnhiã, deu inicio a sagrada dinastia dos primeiros reis de Oió.
Iemanjá é vista um pouco menos feminina que algumas outras orixás, porque é mãe dos orixás e é claro, mais velha e inibida. Apesar de seus gestos meigos, ela mostra menos interesse em dar-se ou prestar atenção nos outros. Ela é em geral, mais distante e em sua meiguice, Iemanjá é interpretada, simplesmente, como boas maneiras.
Propícia a obesidade, câncer de mama, problemas de coluna, doença mental. Seus filhos sentem-se donos da verdade, passam à aparência de calmos, polidos, meigos, humildes, mas no fundo são muito arrogantes, e você não sabe o que na realidade estão pensando. O aspecto físico é marcado pelo corpo e a ossatura grande, ancas largas, seios generosos.
Esposa e mãe fiel, eficiente, enérgica, mas ciumenta, possessivas, Iemanjá é muito mais mãe do que esposa. Bastante independente em relação aos homens, maridos, amantes, ou pai. Seus sentimentos maternais exprimem-se antes no zelo e no amor com que se dedicam á educação de crianças que podem até nem ser delas do que dando dá à luz a inúmeros rebentos.
Iemanjá é feroz, é mista. Tem personalidade forte. É sereia!
Os filhos de Iemanjá são quase sempre sensíveis, emotivos, e podem ter dupla personalidade. São metódicos, aceitam com revolta seu destino, sentem fascinação por tudo que seja oculto. Por vias de regra são de estatura forte, são amáveis, porém vingativos. Têm tendência a mais de um casamento. A revolta intensa dos filhos de Iemanjá é comparada às ondas do mar. Num constante vai e vem por toda a vida. Calmos, sérios, cheios de aparente dignidade são sensuais, fascinantes. Fechados, tranqüilos, doces, pacientes, prestativos, mas quando se enfurecem... Sinceros. Parecem estar sempre julgando, dão a impressão de falar só por boas maneiras, por obrigação. Quando dão uma pancada é como a pancada do mar: A pessoa nunca sabe onde vai rebentar. Não gostam de anarquias, brigas. Dificilmente um filho de Iemanjá fala bem de alguém. Muitas vezes são mesquinhos, conformistas, mas não duvide que traia alguém para conseguir alguma coisa.
Iemanjá - cujo nome deriva de yeyé omo eja [mãe cujos filhos são peixes]; Água doce - Gosta de bailar, é alegre, correta, cuida dos doentes; Companheira de Ogum - trabalhadora, briguenta, violenta, feiticeira, baila com uma cobra enrolada no braço; é sábia, orgulhosa, respeitada até por Ifá, que lhe acata as decisões; que vive na espuma; na ressaca, enroscada em um manto de limo, muito lenta e esquecida, recebe os ebós junto aos mortos; para guerrear , vive nos poços e mananciais dos bosques ,ligação com ogum; ligação com as nuvens , direcionando suas águas; Sereia - com o corpo coberto de escamas e pelos prateados, alimentação, cura de maus Boris; está associada á foz dos rios e quebra-mares, mãe dos peixes e de todos as cabeças; É invocada para trazer prosperidade e abundância; É um orixá que tem o poder da curar as doenças com água, sem derramamento de sangue, com sua própria riqueza, os peixes, pode curar um mau ori, no ato do ebóri; É um dos orixás mais velhos entre os irunmonlés, podendo algumas vezes comer junto com os eguns.
Íyá mí nsé owó pélé-pélé nínu omi
Está é a frase de impacto de Iemanjá que significa “Minha mãe esta erguendo as mãos,suavemente dentro das águas”.
E para quem gosta de símbolos e procuram referencias para ofertar, o que está ligado a Iemanjá são as seguintes coisas:
A água é elemento de Iemanjá, sendo a água salgada a representação da natureza. Iemanjá usa abebé (leque prateado) como seu emblema. Jasmim, folha-da-costa, aguapé, algafarra são ervas ofertadas; A prata e platina são os metais, rosa e palma branca podem ser as ofertadas assim como as frutas, mamão, melancia, graviola e uvas brancas; Suas preces podem ser focadas as doenças na barriga e seios, obesidade e câncer de mama; água salgada e o templo são os locais preferidos para se fazer às oferendas contando que o melhor dia para isso é sábado. Em numerologia, Iemanjá está nos números são 8 e 16; E como todos sabem, azul e branco são suas cores principais, mas a cor rosa também é considerada; “Odomiô” e “Odoiá” são suas saudações, cumprimente a imagem de Iemanjá dessa forma; e a âncora e o leme são as ferramentas essências para estar seguro.

E como homenagem a Iemanjá, dedico a música “Iemanjá” da Banda gaúcha Chimarruts. Essa foi a primeira música de trabalho do grupo e está em seu primeiro CD de trabalho.

Hoje o reggae bate forte na cabeça,
Como vento bate forte lá no litoral.
E as ondas são como a batida da guitarra,
Ou então como no toque do meu berimbau.
E as estrelas são meu grito de alegria ♪

E euforia quando o dia é de carnaval.
Então eu danço com meu povo e minha mente gira,
Pois a alegria tem que tomar conta do lugar.
Que de maldades eu estou cheio e quero fantasia,
Porque sou filho de Ogum e de mãe Iemanjá. ♫

Iemanjá vem lavar a nossa fé
E Ogum pai do sol
Ilumina o meu caminho eu quero viajar. ♪

Pois hoje eu quero viajar prá lá do céu,
Onde não haja fronteiras para me barrar.
Quero subir nas estrelas e de lá ver o mar,
Ver o sorriso da criança livre a brincar. ♫

E vou plantar uma semente no seu coração,
Para colher futuramente uma nova nação.
Desigualdades e injustiças há de acabar,
Porque sou filho de Ogum e de mãe Iemanjá. ♪

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