quinta-feira, 7 de abril de 2011

#diadojornalista’

Olá twitteiros e maroleiros. Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje estou aqui para mais um motivo realmente significativo para mim. Assim como já escrevi sobre várias datas comemorativas, inclusive o dia do repórter, hoje estou aqui para escrever a respeito do dia do jornalista.
Muitos vão questionar “Mas repórter e jornalista não é tudo a mesma coisa?”, e eu respondo: na ignorância popular de alguns sim, na teoria talvez, na prática não! Entenderam? Não? Então vou explicar. Ser repórter é contar com a sorte ou não. É correr pra rua atrás de informações a respeito de algum assunto que possa ou não ser polêmico. É não poder se intimidar se há um Sol escaldante ou uma tempestade do cão na rua que de certa forma (e com certeza) podem atrapalhá-lo. É ter fontes seguras que possam lhe passar informações necessárias e fundamentais para qualquer matéria que você esteja buscando construir. Ser repórter é tudo isso e muito mais. É ser mil e uma utilidades.
Mas ser jornalista não é tudo isso não. Um jornalista é aquele profissional que atua em um jornal, em uma revista, em uma rádio, em um meio de comunicação online como sites de notícias... Que atua também como editor, como colunista, como um 'copydesk', como diagramador, fotógrafo e... Um repórter.
Essa última frase não simplificou tanto assim para você não é mesmo? Então releia a explicação do que é um repórter e o que é um jornalista e em seguida esta frase:

“O repórter é sempre um jornalista, mas nem todo jornalista é um repórter”.

Ou seja, o repórter, além de correr pra rua e garantir todas as informações para a construção de uma matéria, ele mesmo pode fazer as fotos, construir a matéria e/ou ser o editor, trabalhar para uma redação de jornal, revista, rádio ou site de notícia.
Em uma explicação prática, para você que com certeza acompanha e/ou já acompanhou todas as noites o Jornal Nacional em que estão sentados à bancada o casal mais famoso (digamos assim) da telinha, William Bonner e Fátima Bernardes, eles são jornalistas. Repórter é aquele que geralmente aparece mostrando/narrando às matérias que eles divulgam. É claro que de repente esse repórter não faz tudo sozinho, mas tem a ajuda do câmera que vai junto com ele fazer as imagens que ajudam muito a ilustrar uma matéria.
Acredito que agora não há mais dúvida do que é ser um repórter e do que é ser um jornalista certo?!
Há pessoas que vão dizer “Ah, mas o Bonner e a Fátima fazem matérias externas às vezes”. Claro, concordo plenamente. Mas ai são matérias especiais como eleições, Copa do Mundo, morte de um papa e nomeação de outro, por exemplo. Mas como eu disse na frase logo à cima, em que repórter é sempre um jornalista, MAS NEM TODO jornalista é um repórter, Fátima e Bonner são jornalistas & repórteres, respectivamente.
E para você que hoje está cursando jornalismo em alguma faculdade, seja lá qual for, pra você que trabalha na área do jornalismo (digo redações de jornal impresso, televisivo, revista ou site de notícias e não assessoria de imprensa), desejo-lhes os parabéns por essa data que comemoramos hoje. O dia do jornalista. Parabéns aos já jornalistas e futuros jornalistas formados.
Por fim, dedico-lhes uma oração que achei referente ao profissional jornalístico.

Oração do Jornalista

Senhor,
Sei que tenho sido negligente com minha fé, pois muitas vezes, nem tenho tempo de entrar em igrejas. Mas venho hoje te procurar para redimir meus erros.
Perdoe-me por todas as vezes que tive que convencer as pessoas sobre algo que nem eu mesmo acreditava... Foi o que minhas fontes disseram (Senhor, não querendo menosprezar sua inteligência, esclareço que não, não foram fontes de água, como nos tempos da velha Jerusalém, cheia de milagres... A gente chama pessoas de fonte, mesmo).
Perdoe-me por fazer releases comerciais, muitas vezes... Afinal de contas é meu trabalho e é dele que me sustento.
Senhor me proteja dos advogados, dos juízes e do Ministério Público (MP).
Senhor, por gentileza, se for possível, não permita nunca que eu seja contratado como assessor de imprensa de político corrupto.
Senhor! Proteja-me também dos seguranças que adoram aroxar repórteres. E faça com que minhas pernas sejam velozes o suficiente para que possa correr com uma câmera na mão, quando eles vierem para cima de mim.
Por falar em velocidade, senhor, não esqueça dos momentos de transmissão ao vivo... É muito cansativo correr de um lado ao outro, ainda mais quando a aparelhagem é ineficiente.
Eu sei, existem muitas coisas ainda na minha vida, para pedir proteção e perdão, mas como o senhor tem os bêbados e as crianças para proteger, não vou sobrecarregá-lo.
Posso pedir mais uma coisa? Senhor Proteja os ouvidos e olhos do povo brasileiro, que diariamente acaba recebendo, algumas vezes, informação desqualificada.
Prometo nunca mais dizer palavrões, ofender alguém, e publicar fotos vexatórias. Prometo nunca mais escrever crônicas sem sentido, prometo nunca mais ter acesso de riso na frente das câmeras, ou ao microfone, mas, por favor... Senhor VALIDE MEU DIPLOMA (de novo)!

Amém.

Extraído em parte de Recanto das Letras: http://migre.me/4cutW

É isso maroleiros, bom #diadojornalista’

Nenhum comentário:

Postar um comentário