segunda-feira, 16 de maio de 2011

Há sempre um modo de pedir desculpas’


Você errou, cometeu algum erro, ou magoou alguém? Ou ao contrário. Alguém errou e/ou magoou você? Então tenho uma coisa a lhe dizer. Não podemos esperar por mágica alguma! As coisas não vão melhorar se alguma das partes não tomarem alguma atitude. E também não adianta pedir desculpas se for da boca para fora.
O negócio é abrir o peito e falar sobre seus sentimentos mais profundos, sem medo da reação do outro. O pedido de desculpas, seja lá, sobre o que for deve vir do coração e ser extremamente sincero. E mesmo assim, deve-se ter noção de que ainda assim, por mais puro que seja, pode ser que o pedido de desculpas não seja aceito. Isso, porque as palavras, por mais que a julguemos mágicas, elas não sofrem nenhum poder realmente significante sobre a mágoa. A dor pode ser sempre maior, que qualquer palavra.
Sei que para muitos, pedir desculpas com todas as letras, é algo realmente difícil, por mais que a pessoa saiba que está errada. E assim, há quem prefira evitar as palavras e mudar de atitude. O que, para muitas pessoas, pode mesmo funcionar se utilizar o modo mais surpreendente de ser desculpado mesmo sem falar nada. Agindo! E tem gente, que mesmo diante de um olhar de peixe morto daquele que quer ser desculpado se satisfaz bastante, apenas com isso. Então cabe a você que vai pedir desculpas, saber como agir com a pessoa magoada.
Até o momento de pedir desculpas, não há diálogo. Mas, todo mundo sabe que uma conversa flui melhor quando há carinho entre os envolvidos. Uma forma de trazer os sentimentos à tona é dar a mão ao outro, encostar no seu braço, ou, melhor ainda, dar um abraço. Parece que assim as barreiras se rompem e é mais fácil tocar o coração do outro. Mas convenhamos. Talvez o olhar de peixe morto não o derrube, mas isso, somado a um abraço... Bom, é um ótimo método de derrubar/acabar com qualquer “carranca”.
Outra coisa importante é esperar que o outro se acalme. Não adianta tentar pedir desculpas quando o outro ainda está soltando fumaça pelo nariz. Se for o caso, tenha paciência e espere o tempo passar. Mais cedo ou mais tarde as coisas vão se ajeitar, a pessoa em fúria vai topar conversar (ou não), mas o importante, nessas horas, é esperar a poeira abaixar para conversar e expor a situação.
Às vezes é difícil admitir os próprios erros, mas é preciso tentar. Lembre-se que pedir desculpas significa que você admite que errou e está arrependido. Saber admitir quando se está errado não é tarefa para qualquer um. Não são todos que conseguem abrir a boca para dizer a palavra ‘desculpa’. Acabamos nos redimindo de outras formas, através de gestos ou mensagens. Cada um tem seu jeito de lidar com o próprio erro. Eu mesma, não condigo admitir e pedir desculpas de imediato. E pra isso, geralmente envio um e-mail ou uma carta de desculpas, pois sempre me expressei melhor por meio das palavras escritas. O que não me impede, e nunca impediu, de falar diretamente com a pessoa. Mas de qualquer forma, depois de uma carta e/ou um e-mail, acho necessário entrar em contato com a pessoa, para sentir se está tudo bem ou não. Mas claro, respeitando o tempo dela para absorver o pedido de desculpas e demais argumentações.
E se, mesmo depois de cartas e blá blá blá pedindo desculpas, se o medo é que o outro não aceite o seu pedido, é preciso tentar (e conseguir) amolecer o coração e razão da pessoa magoada. E há várias formas de fazer isso. Você pode ir à floricultura mais próxima e enviar um mimo para quem você quer que te perdoe. Você pode mandar caixas de chocolate, um urso, ou ser original e criar você um “presente de reconciliação”.
Mas independente de tudo, se nada der certo, se for realmente necessário ser desculpado, deixe a vergonha de lado e seja criativo. Coloque “a boca no mundo” e escancare seu pedido de desculpas. Procure a pessoa com quem você agiu mal e, sem rodeios, fale com todas as letras: “desculpe”. Não precisa sentir vergonha, saber pedir desculpas é uma qualidade tão bonita quanto saber desculpar. Acredito que pedir desculpas e desculpar alguém é de uma grandeza que não tem tamanho. Por tanto não tenha vergonha de pedir desculpas e de perdoar. Você não sabe o peso que você vai tirar das costas. E lembre-se que você não é capaz de julgar ninguém. Apenas Deus pode fazer isso. É importante perdoar para vivermos em paz. Mesmo sabendo que perdoando ou sendo perdoado, a mágoa não se apaga, não se corrige, não se esquece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário