quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O que é hoje, para você, o dia da Independencia do Brasil?

Vejo essa data apenas como mais um feriado, infelizmente. Sabia que era feriado, mas havia esquecido do tradicional desfile civico. Sinceramente, tirando as grandes cidades e capitais, que fazem aqueles belos desfiles com a presença do exercito, marinha, aeronautica, seja lá o que for, pra mim, o resto é pura ladainha. É sério.
Aqui mesmo, na cidade onde moro há sempre o desfile, exceto se chover. Ai não tem. Tá aí o primeiro erro. Poxa, se tu “honra” a camiseta, a bandeira a que tu pertence, não a sol ou chuva que te impeça de mostrar essa devoção, certo?! Teoricamente sim, mas na prática não é assim. Aqui o desfile só acontece no dia 7 de setembro, se o mesmo cair no final de semana, de preferencia no domingo. Como isso só acontece de tempo em tempo, o desfile só é no próprio dia 7 se não for possível fazer no final de semana que antecede a data. Pois é. Se a data é realmente tão importante, se o desfile é algo tão tradicional e é o que marca o motivo da data, porque substitui o dia da execução do mesmo?
Fora isso, os alunos que desfilam nas escolas, você acredita mesmo que eles desfilam porque gostam, porque não se importam de perder um dia pra ficar em casa e/ou viajar? Eu não acredito, pois sei que não é assim. Claro que não posso generalizar porque sempre tem um que vai dizer que gosta, e talvez esteja mesmo falando a verdade. Mas e os pontinhos que as professoras garantem ao aluno que desfila? Pois é, está aí o real motivo. Eu desfilei muito no tempo em que estudei em escola. Obviamente ganhei pontos, mas quando eu desfilava, era legal, pois reuniamos a turma e o momento da “concentração”, antes de entrar na rua principal onde ocorre o desfile, nós ficavamos conversando, “matando o tempo”, com os colegas, professores e amigos... Era legal... Fora o fato de 16357 pessoas estarem esperando nas calçadas para nos ver, essa era a parte, digamos, boa do desfile.
Mas a maior dúvida vem agora. Porque no dia em que se comemora o dia da Independencia do Brasil, cantamos geralmente o Hino do Brasil e dificilmente o Hino da Independencia? Já sei, talvez pela dificuldade do vocabulario contigo no mesmo, que talvez, muitos da “elite” que ficam no alto do palanque se atrapalhem na hora de cantar. Mas ok, dá pra entender. A “emoção” é muito grande, não é?!

Hino da Independência' ♪

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil. ♫

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil. ♪

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil. ♫

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil. ♪

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil. ♫

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil. ♪

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil. ♫

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil. ♪

Nenhum comentário:

Postar um comentário