sexta-feira, 29 de abril de 2011

Como um bebê aos quatro meses’

“Agora, com quatro meses de idade, seu bebê tem um estômago maior, por isso não sentirá necessidade de se alimentar com tanta frequência – apenas cinco ou seis vezes por dia. O apetite dele vai diminuindo, e ficando mais parecido com o de crianças maiores e adultos, mas mesmo assim ele continuará engordando e crescendo (embora num ritmo um pouco menor que o dos meses anteriores).”
É assim que um bebê passa a se comportar quando alcança os quatro meses de vida. E tenho que confessar, e aqueles que são leitores do Vida de Marola irão concordar – e com razão até me punir – mas o blog está igual nos seus quatro meses completados hoje.
Sei que tenho o “alimentado” pouco. Desde o primeiro mês até esse, as postagens têm diminuído. Mas estou sempre de olho e vejo que a cada dia as visitações, ainda poucas, mas muito significativas, tem aumentando de pouquinho em pouquinho. O que significa pra mim, que sim, que há leitores procurando por novas postagens, por novidades e tenho que pedir principalmente a esses, desculpas.
Quero sim poder postar e atualizá-lo mais, sempre mais. Vivo todo dia o dia todo praticamente, pensando em algo novo, buscando novidades para mim, para o blog e para vocês leitores. Sei que não há desculpas para não fazer isso, mas o que tem me faltado é inspiração, motivos pra inspirá-los, coisas boas a lhes dizer... Quero positividade, quero que aqui no blog vocês encontrem não a solução, muito menos a solução, mas caminhos que possam ajudá-los a clarear os pensamentos, para que todos vocês maroleiros, possam buscar sozinhos a solução para seus pensamentos desorganizados.
Assim como escrever para vocês lerem, me ajuda a refletir sobre as coisas, sobre vários questionamentos, acredito sim que vocês também conseguem, de alguma forma tornar as coisas mais claras através daquilo que escrevo, seja por toda uma postagem, por uma frase, ou até mesmo uma palavra.
Mas é isso! Mais uma vez quero agradecer a compreensão de todos e pedir que continuem lendo o blog, comentando, mandando sugestões ou contando o que sentiram e até mesmo as experiências de vocês sobre qualquer tipo de assunto. Vai saber se às vezes a sua angustia não é a mesma de outra pessoa, não é?!

Positividade sempre e vamos ao quinto mês de blog maroleiros!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia Mundial do Design Gráfico

Elas, as imagens, podem convocar os nossos sentidos, a nossa imaginação ou o nosso pensamento. Muitas vezes, convertem-se no próprio alimento do pensamento, tal a sua pregnância. Isso não faz delas personagens secundárias, mas antes e pelo contrário, são personagens centrais, aglutinadoras do sentido, concentrando em si a potência do pensamento.”

Parabéns a todos os designes gráficos que fazem das imagens a sua arte.

Dia Nacional da Empregada Doméstica

Empregada’ ♪
Letra: Wnder Wildner
2 x 2 mede o quarto da empregada
Pra mim ele vale muito
Talvez pra outros não vale nada ♫

O quarto da empregada
Não tem janela, ele não tem nada
O quarto da empregada
Não tem TV, ele não tem nada ♪

Quando eu dei por mim
Eu já não tinha quase nada
Daquilo que eu sentia
Pela minha empregada ♫

Quando eu dei por mim
Eu quase já tinha perdido
O pouco do amor
Até então desconhecido ♪

Mas tanto faz
Se ela for pro interior
Eu vou atrás
Sempre atrás do seu calor ♫

A minha empregada Raul Pedro de Lara
Raul, a minha empregada
Faz uma feijoada pra eu comer de madrugada
Raul, a minha empregada ♪

Faz uma limonada pra eu beber com a feijoada
Raul, a minha empregada
É de Guadalajara, é de Guadalajara
Raul, a minha empregada ♫

Raul Pedro de Lara, Raul Pedro de Lara
Raul, a minha empregada
Raul Pedro de Lara, Raul Pedro de Lara
Raul! ♪

sexta-feira, 15 de abril de 2011

#diadocafé'

Corre uma lenda sobre as origens do café contando que, num dado momento do século III d. C., um pastor de cabras, chamado Kaldi, certa noite ficou ansioso quando suas cabras não retornarem ao rebanho. Quando saiu para procurá-las, encontrou-as saltitando próximo a um arbusto cujos frutos estavam mastigando e que obviamente foi o que lhes deu a estranha energia que Kaldi nunca vira antes. Dizem que ele mesmo experimentou os frutos e descobriu que eles o enchiam de energia, como aconteceu com o seu rebanho. Kaldi evidentemente levou essa maravilhosa "dádiva divina" ao mosteiro local, mas as reações não foram favoráveis e ele ateou fogo nos frutos, dizendo serem "obra do demônio". O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava causando aquele maravilhoso perfume e os grãos de café foram rastelados das cinzas e recolhidos. O abade mudou de idéia, sugeriu que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de infusão eles davam, e os monges logo descobriram que o preparado os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação. Notícias dos maravilhosos poderes da bebida espalharam-se de um monastério a outro e, assim, aos poucos se espalharam por todo mundo.
Em 1727 os portugueses compreenderam que a terra do Brasil tinha todas as possibilidades que convinham à cafeicultura. Mas infelizmente eles não possuíam nem plantas nem grãos. O governo do Pará, encontrou um pretexto para enviar Palheta, um jovem oficial a Guiana Francesa, com uma missão simples: pedir ao governador M. d’Orvilliers algumas mudas. M. d’Orvilliers seguindo ordens expressas do rei de França, não atende o pedido de Palheta. Quanto à Mme. d’Orvilliers, esposa do governador da Guiana Francesa, não resiste por muito tempo aos atrativos do jovem tenente. Quando Palheta já regressava ao Brasil, Mme. d’Orvilliers envia-lhe um ramo de flores onde, dissimuladas pela folhagem, se encontravam escondidas as sementes a partir das quais haveria de crescer o poderoso império brasileiro do café – um episódio bem apropriado para a história deste grão tão sedutor.
Do Pará, a cultura passou para o Maranhão e, por volta de 1760, foi trazida para o Rio de Janeiro por João Alberto Castelo Branco, onde se espalhou pela Baixada Fluminense e posteriormente pelo Vale do Paraíba.

Mais detalhes e informações sobre a história do café você encontra aqui (texto extraído de): http://migre.me/4fL1H

quinta-feira, 14 de abril de 2011

#diadobeijo’

No dia de hoje comemorasse o dia do beijo. E como todos sabem o beijo demonstra muitas coisas, como carinho, afeto, desejo, emoção, prazer... Por isso, postarei aqui algumas curiosidades sobre o beijo que talvez vocês já conheçam, mas alguns podem (com certeza) desconhecer.
• Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua).
• Um beijo apaixonado pode significar a aplicação de uma pressão de 12 quilos sobre os lábios. Já um beijo dado em um bebê pode ser pesado em gramas.
• Uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados e até os roubados) ao longo de sua vida.
• Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes. Quando se beija alguém, resíduos de sua saliva permanecem em sua boca por 3 dias.
• As batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 vezes por minuto durante o beijo. Isso força o coração a bombear 1 litro de sangue a mais, pois as células pedem mais oxigênio para trabalhar.
• Os beijoqueiros sofrem menos de doenças do aparelho circulatório, do estômago e da vesícula. Diminuem também os casos de insônia e de dores de cabeça.
• Quando um dos namorados beija o pescoço do outro com mais força, provoca um aumento de pressão no local que pode romper os capilares (vasos bem frágeis). Forma-se uma mancha proveniente do sangue que escapou e ficou preso embaixo da pele.
• Em cada beijo, os apaixonados trocam 9 mg de água, 0,7 g de albumina, 0,18 g de substâncias orgânicas, 0,711 mg de gorduras e 0,45 mg de sais.
• O americano Alfred A. E. Wol estabeleceu o recorde mundial de beijos. Ele beijou 8.001 pessoas em oito horas.
• O escultor francês Auguste Rodin, de tantos delírios amorosos que viveu com Camille Claudel, imortalizou o beijo em uma de suas mais famosas obras, “O Beijo”.
• O final da Segunda Guerra Mundial foi anunciado em 1945. Na comemoração, um soldado beijou uma enfermeira no meio da rua. A foto, de Alfred Eisenstaedt, foi publicada na revista Life e depois rodou o mundo.
• Se você pensa que, quando beija, só sua boca trabalha, está completamente por fora. Fique sabendo que todo o seu organismo entra em ação. Além dos seus cinco sentidos: paladar, olfato, audição, visão e tato, também entram na jogada.
• Os médicos e os psicólogos alemães concluíram que aqueles que beijam, faltam menos ao trabalho por motivo de doença do que aqueles que não beijam. Aqueles que beijam, também sofrem menos acidentes no trabalho, ganham 20 a 30 por cento a mais e vivem aproximadamente cinco anos a mais.
• O Dr. Arthur Sazbo, um psicólogo alemão, diz que a razão desta ótima fortuna é a energia positiva que o beijo passa para aqueles que beijam no começo do dia. Consequentemente, se você quiser ter mais dias felizes, saudáveis, ser bem sucedido, e viver mais, você deve beijar o seu amor antes que você vá trabalhar, todos os dias.
• Um beijo é geralmente a primeira vez que dois povos têm um contato próximo um com o outro. Uma fonte anônima no “Livro dos Beijos” por William Bastão descreve um beijo como algo que você não pode dar sem fazer exame, e não pode fazer exame sem dar. Uma outra fonte anônima diz que você não deve esperar para conhecer melhor alguém antes de beijá-la, você deve beijá-la primeiramente para depois então você conhecê-la melhor.
• A beleza do beijo é que traduz cada língua e religião. Jr. de Vaughn Bryant, professor do departamento de antropologia no Texas A&M, dita que o primeiro beijo erótico foi trocado aproximadamente 1500 A.C. na Índia. Antes desse tempo não há nenhuma evidência (tabuletas de argila, pinturas da caverna ou registros escritos) que indique o histórico do beijo. Bryant disse também que o ato de friccionar e pressionar os narizes e a troca das línguas entre amantes, se popularizou aproximadamente em 1500 A.C.
• Foram os Romanos que descobriram o beijo. Os Romanos beijavam-se cumprimentado uns aos outros, beijavam as vestes e os anéis de seus líderes e estátuas dos deuses mostrando sua submissão e respeito.
• É um fato científico que beijar estimula nosso cérebro a produzir o oxytocin, um hormônio que nos dá aquela ótima sensação que sentimos ao beijar.
• Sabe-se também que a química provocada faz com que um beijo alerte outro. Quando nós beijamos, os interiores de nossas bocas e as bordas de nossos lábios produzem uma substânciaquímica que aclama para mais beijos.
• Um estudo em 1997 na universidade de Princeton concluiu que nossos cérebros estão equipados com os neurônios que nos ajudam a encontrar os lábios de nossos amantes no escuro. Não é nenhuma novidade que muitos casais apreciam se beijar em um teatro escuro.

E como todos sabem, muitos filmes e muitas músicas trazem como tema o beijo. E para este post letra e vídeo da música Beija Eu.

Beija Eu ♪
Letra: Marisa Monte
Composição : Marisa Monte / Arnaldo Antunes / Arto Lindsay
Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu... ♫

Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu... ♪

Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser... ♫

Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça... ♪

Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu... ♫

Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu... ♪

Aaaaah! ah ah ah ah! ah!
Ah! ah ah ah!
Ah! ah ah ah!
Ah ah ah!... ♫

Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser... ♪

Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça... ♫

Aaaah! Aaaaah!
Oh oh oh oh oh oh!
Oh oh oh oh oh oh!
Aaaah! Aaaaah
Oh oh oh oh oh oh!
Oh oh oh oh oh oh!
Aaaah! Aaaaah
Oh oh oh oh oh oh! ♪

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Extensão’

Maroleiros, através deste novo post, gostaria de mostrar/divulgar para vocês e mostrar em primeira mão uma nova extensão do blog Vida de Marola...

O site Vida de Marola...
www.wix.com/darcianerms/vidademarola

Então, o blog continuará como ele é hoje. Claro que no decorrer do tempo com novidades, conforme a tecnologia da marca Blogger permitir e conforme for necessário. Mas os posts continuarão sendo postados todos aqui, o blog continuará seguindo o padrão de postagens e de layout (significativo) mensal, como tem sido nesses três meses de blog... Enfim, tudo continuará igual. Blog e twitter... O que vai mudar, na verdade acrescentar é o site. Nele há conexão direta com o blog, com o twitter do blog, com meu twitter, facebook, orkut e até mesmo e-mail único e exclusivo para comunicação a tudo aquilo que está ligado ao blog. Como criticas, elogios, dicas, contribuições, entre outros... Tudo isso poderá ser enviado diretamente para o e-mail. Além disso, assim como aqui no blog, lá estará o banner dos nossos Maroleiros Oficiais (parceiros de blog).
Mas até agora o site ta servindo apenas para bonito não é mesmo? É! Mas é para isso mesmo que ele vai servir inicialmente. Lá no blog há um livrinho falando um pouco a respeito do blog, do site e da ligação entre os dois. O site vai ser a parte mais visual e artística do blog. Quero que ele se resuma em animação. E não será único e exclusivamente o site do blog em que apenas o que eu escrever, fotografar, o que eu filmar, o que eu escutar que vai estar lá. Não! Além de mim, no site estarão vocês amigos maroleiros que quiserem participar e divulgar um pouquinho do que é a “Vida de Marola” de vocês.
Acredito que vai ser algo bem dinâmico e divertido. Mas só conseguirei resultados contando com o apoio de vocês. Então amigos maroleiros, pensem o que é para vocês ter uma Vida de Marola. O que é para vocês viver dessa forma. E o mais importante: pensem como vocês podem acrescentar em nossa Vida de Marola. É, porque o blog, o site ou qualquer coisa ligada a essa “vida” não é somente minha, pois faço questão de compartilhar com vocês.
Em breve volto a tocar nos futuros projetos do blog e do site com vocês. E espero sinceramente que vocês tenham gostado da proposta inicial e que fiquem, assim como eu já estou, empolgados.

Abraços e até breve!

#diadojornalista’

Olá twitteiros e maroleiros. Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje estou aqui para mais um motivo realmente significativo para mim. Assim como já escrevi sobre várias datas comemorativas, inclusive o dia do repórter, hoje estou aqui para escrever a respeito do dia do jornalista.
Muitos vão questionar “Mas repórter e jornalista não é tudo a mesma coisa?”, e eu respondo: na ignorância popular de alguns sim, na teoria talvez, na prática não! Entenderam? Não? Então vou explicar. Ser repórter é contar com a sorte ou não. É correr pra rua atrás de informações a respeito de algum assunto que possa ou não ser polêmico. É não poder se intimidar se há um Sol escaldante ou uma tempestade do cão na rua que de certa forma (e com certeza) podem atrapalhá-lo. É ter fontes seguras que possam lhe passar informações necessárias e fundamentais para qualquer matéria que você esteja buscando construir. Ser repórter é tudo isso e muito mais. É ser mil e uma utilidades.
Mas ser jornalista não é tudo isso não. Um jornalista é aquele profissional que atua em um jornal, em uma revista, em uma rádio, em um meio de comunicação online como sites de notícias... Que atua também como editor, como colunista, como um 'copydesk', como diagramador, fotógrafo e... Um repórter.
Essa última frase não simplificou tanto assim para você não é mesmo? Então releia a explicação do que é um repórter e o que é um jornalista e em seguida esta frase:

“O repórter é sempre um jornalista, mas nem todo jornalista é um repórter”.

Ou seja, o repórter, além de correr pra rua e garantir todas as informações para a construção de uma matéria, ele mesmo pode fazer as fotos, construir a matéria e/ou ser o editor, trabalhar para uma redação de jornal, revista, rádio ou site de notícia.
Em uma explicação prática, para você que com certeza acompanha e/ou já acompanhou todas as noites o Jornal Nacional em que estão sentados à bancada o casal mais famoso (digamos assim) da telinha, William Bonner e Fátima Bernardes, eles são jornalistas. Repórter é aquele que geralmente aparece mostrando/narrando às matérias que eles divulgam. É claro que de repente esse repórter não faz tudo sozinho, mas tem a ajuda do câmera que vai junto com ele fazer as imagens que ajudam muito a ilustrar uma matéria.
Acredito que agora não há mais dúvida do que é ser um repórter e do que é ser um jornalista certo?!
Há pessoas que vão dizer “Ah, mas o Bonner e a Fátima fazem matérias externas às vezes”. Claro, concordo plenamente. Mas ai são matérias especiais como eleições, Copa do Mundo, morte de um papa e nomeação de outro, por exemplo. Mas como eu disse na frase logo à cima, em que repórter é sempre um jornalista, MAS NEM TODO jornalista é um repórter, Fátima e Bonner são jornalistas & repórteres, respectivamente.
E para você que hoje está cursando jornalismo em alguma faculdade, seja lá qual for, pra você que trabalha na área do jornalismo (digo redações de jornal impresso, televisivo, revista ou site de notícias e não assessoria de imprensa), desejo-lhes os parabéns por essa data que comemoramos hoje. O dia do jornalista. Parabéns aos já jornalistas e futuros jornalistas formados.
Por fim, dedico-lhes uma oração que achei referente ao profissional jornalístico.

Oração do Jornalista

Senhor,
Sei que tenho sido negligente com minha fé, pois muitas vezes, nem tenho tempo de entrar em igrejas. Mas venho hoje te procurar para redimir meus erros.
Perdoe-me por todas as vezes que tive que convencer as pessoas sobre algo que nem eu mesmo acreditava... Foi o que minhas fontes disseram (Senhor, não querendo menosprezar sua inteligência, esclareço que não, não foram fontes de água, como nos tempos da velha Jerusalém, cheia de milagres... A gente chama pessoas de fonte, mesmo).
Perdoe-me por fazer releases comerciais, muitas vezes... Afinal de contas é meu trabalho e é dele que me sustento.
Senhor me proteja dos advogados, dos juízes e do Ministério Público (MP).
Senhor, por gentileza, se for possível, não permita nunca que eu seja contratado como assessor de imprensa de político corrupto.
Senhor! Proteja-me também dos seguranças que adoram aroxar repórteres. E faça com que minhas pernas sejam velozes o suficiente para que possa correr com uma câmera na mão, quando eles vierem para cima de mim.
Por falar em velocidade, senhor, não esqueça dos momentos de transmissão ao vivo... É muito cansativo correr de um lado ao outro, ainda mais quando a aparelhagem é ineficiente.
Eu sei, existem muitas coisas ainda na minha vida, para pedir proteção e perdão, mas como o senhor tem os bêbados e as crianças para proteger, não vou sobrecarregá-lo.
Posso pedir mais uma coisa? Senhor Proteja os ouvidos e olhos do povo brasileiro, que diariamente acaba recebendo, algumas vezes, informação desqualificada.
Prometo nunca mais dizer palavrões, ofender alguém, e publicar fotos vexatórias. Prometo nunca mais escrever crônicas sem sentido, prometo nunca mais ter acesso de riso na frente das câmeras, ou ao microfone, mas, por favor... Senhor VALIDE MEU DIPLOMA (de novo)!

Amém.

Extraído em parte de Recanto das Letras: http://migre.me/4cutW

É isso maroleiros, bom #diadojornalista’